terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A actividades físicas para idosos e os desafios cardiovasculares

A actividade física pode ser benéfica não somente para combater as doenças relacionadas ao coração mas também auxilia em outros sectores. Os indivíduos que têm uma actividade física regular e constante e um regime alimentar saudável conseguem manter os níveis normais do colesterol.

Pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo mostram que num grupo de 40 pessoas idosas sedentárias sendo que 20 passaram a ter uma actividade física semanal de 4 vezes e os outro 20 continuaram sedentários. Durante cinco meses as modificações nas análises foram consideráveis. “As modificações no HDL-colesterol total foram de 9,3%; HDL2-colesterol, 21,6%, e, 39,9% para a relação HDL2-colesterol/HDL3-colesterol”. Prado e Dantas (2002 pag. 245). Este estudo prova a eficácia da actividade física para reduzir os níveis do colesterol, evitando assim doenças cardiovasculares.

Para Barata e altri (1997 pag. 240) “nos doentes coronários assume uma importância fundamental o condicionamento cárdio-respiratório que é obtido predominantemente através de esforços dinâmicos ou isotónicos.” Assim pode-se entender a importância da actividade física para a saúde do coração. Gupta (2009 pag. 77) informa que “levantar pesos, caminhar, andar de bicicleta e correr podem ajudar o coração e os pulmões.” 

1 comentário:

  1. Olá Cristiano. O seu blog é muito interessante. Gostaria que entrasse em contacto comigo para podermos discutir a possibilidade de lhe enviar alguns livros da editora que represento para recensão. Quer contactar-me para o marketing@ipiageteditora.com?

    Obrigada
    Patrícia

    ResponderEliminar