sexta-feira, 27 de julho de 2018

O Sistema Sensorial e o Exercício Físico



Resultado de imagem para sistema sensorialNem todas as escolas entendem que o sistema sensorial seja classificado como um sistema, pois alguns alegam que os órgãos que o compõem não estão claramente interligados entre si, o que, por sua vez sai do padrão normal de um sistema tradicional. Entretanto, os órgãos que foram agrupados para fazerem parte desse sistema são extremamente importantes para o bom funcionamento das nossas atividades da vida diária e são classificados como “órgãos dos sentidos” que proporcionam a visão, audição, tato, paladar e olfato. O nosso corpo utiliza esses sentidos para se orientar no meio em que nos encontramos e muito das coisas que fazemos, fazemo-las de forma inconsciente graças ao bom funcionamento desses sentidos.
Se o sistema sensorial estiver com algum elemento em falha será mais difícil desenvolver atividade de noção do corpo e espaço temporal, que são atividades que envolvem a necessidade de tomada de consciência dos elementos que estão à nossa volta e de como nos posicionamos no meio envolvente. Para essas funcionalidades utilizamos inconscientemente a nossa visão, o nosso tato, o nosso equilíbrio e passamos toda a informação para o cérebro que por sua vez coordenará a execução das tarefas através dos membros do corpo.
O grande mentor do sistema sensorial é o cérebro, pois todas as informações recolhidas pelos nossos sentidos são enviadas para lá. Essas informações são úteis nas tomadas de decisões, das mais simples às mais elaboradas.
Ajude o seu cérebro a sair da rotina, e ter mais saúde! Faça alguns exercícios como: utilizar a sua mão que não é habitual para escrever; lavar os dentes; usar o rato do seu computador; ao conduzir o carro; faça percursos diferentes para chegar a casa; aprenda uma outra língua; faça cálculos matemáticos… tudo isso são exercícios para o cérebro que ajudarão a aguçar todo o seu sistema sensorial. 


Sem comentários:

Enviar um comentário