quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O Sistema Excretor e o Exercício Físico

Resultado de imagem para sistema excretorO sistema excretor exerce uma função muitíssimo importante para o equilíbrio da saúde do nosso corpo. A ele cabe a responsabilidade de filtragem do sangue, eliminação de excretos, como água, sais minerais e urina. A execução desse trabalho promove um equilíbrio dinâmico do nosso organismo, que é fundamental para o bom funcionamento das células.
Todo o processo de filtragem do sangue ocorre basicamente através dos rins. Tudo aquilo que é indesejado é eliminado através da urina que se aloja na bexiga e depois expelido através da uretra.
Cada vez mais tem-se observado que o exercício físico pode trazer grandes benefícios para os rins. Isso inclui até mesmo doentes com tratamento de hemodiálise. Um artigo publicado em 2013 pelo Journal of the American Society of Nephrology revelou que a prática de exercício ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins. Isso acontece porque os rins recebem impulso para trabalhar com mais vigor. A investigação contou com a observação de 84.000 mulheres e durou 15 anos.
Tem sido estudado que a redução do colesterol LDL está associada aquelas pessoas que praticam algum tipo de exercício físico. Assim uma pessoa que tem por hábito exercitar-se tem o sangue mais saudável, o que desencadeia um sistema excretor também mais saudável pois o seu esforço será mais reduzido na filtragem do sangue. 

Sem comentários:

Enviar um comentário