terça-feira, 28 de março de 2017

Psicomotricidade Humana e o Envelhecimento

Imagem relacionadaMuitos associam a psicomotricidade somente com o desenvolvimento da criança. Mas a influência da psicomotricidade ultrapassa a barreira da idade. Diversos autores classificam as etapas da psicomotricidade como: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaço temporal, praxia global e praxia fina.
O equilíbrio é a possibilidade de mantermo-nos contra a força da gravidade sobre uma base, parados ou em movimento, ao passo que a lateralidade corresponde à integração do movimento, tendo em consideração a utilização alternada do lado esquerdo e direito do corpo. Entretanto, a noção do corpo é a capacidade da pessoa na tomada de consciência, controlo e organização automática do seu corpo em relação ao espaço envolvente. Quanto ao conceito de estruturação espaço temporal pode-se entender como a aptidão que temos de nos organizar, posicionar e orientar-nos de uma forma ordenada no espaço e no tempo. Para que tal possa acontecer de uma maneira harmoniosa é essencialmente necessário o conhecimento ou noção de perto, longe, cima, baixo, dos lados, de antes, depois, e todos os outros comandos de distanciamento em relação a si próprio e o alvo. E, finalmente, as praxias globais e finas estão relacionadas com a nossa capacidade de executar atividades com movimentos corporais alargados ou minuciosos.
Essas capacidades desenvolvem-se desde a infância até à fase adulta e encontram o seu declínio com o envelhecimento mais avançado. O exercício físico, nas suas mais variadas formas, ajudam no bom desenvolvimento das funções psicomotoras das crianças e contribui dramaticamente para a manutenção dessas funcionalidades no idoso. Daí a importância da prática do exercício físico mesmo na velhice. 

Sem comentários:

Enviar um comentário