segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Personalidade Resiliente


Resultado de imagem para sociologiaA capacidade de adaptação, a capacidade de controlo de determinadas situações, o bem-estar e a satisfação com a vida, os bons tratos e a capacidade de enfrentar problemas têm a sua contribuição especial no desenvolvimento de uma personalidade resiliente. Daí provem a necessidade de valorizar, cuidar e respeitar os que estão à nossa volta, pois essas pessoas ajudar-nos-ao de uma forma ou outra nos degraus de aprendizagem e maturação que fazem parte da construção de uma pessoa resiliente. 

Prevenir a Osteoporose

Resultado de imagem para osteoporose e exercicio fisicoEmbora entendamos que envelhecimento não seja sinónimo de doença, também necessitamos ser sensíveis à realidade do efeito que os anos vividos podem trazer. Como bem observaram os investigadores franceses  Thiebauld e Sprumont (2009, p:41) “a senescência é caracterizada pela perda de tecido ósseo que fragiliza o esqueleto”. A essa perda acentuada do tecido ósseo dá-se o nome de osteoporose. Com feito, os poros normais dos ossos de uma pessoa com osteoporose passam a ser muito maiores, de uma forma extremamente acentuada, resultante da perda da massa óssea. Com isso o esqueleto fica fragilizado.
Muitos estudos tão recentes como os de Thiebauld e Sprumont mostram que com o passar da idade é natural certa diminuição da condensação óssea. Entretanto esse fenómeno pode caracterizar-se com o surgimento excessivo de poros cada vez maiores, o que compromete o bom funcionamento de todo o esqueleto.
Embora muitos dos motivos que levam uma pessoa a adquirir osteoporose ainda estejam para serem descobertos, pesquisadores como Barreiros, Espanha e Correia (2006) compartilham a ideia que a inactividade física é um dos factores que apresenta uma grande contribuição para o surgimento dessa doença. Enquanto nos idosos fisicamente activos foi observado uma diminuição, menos acentuada, de massa óssea. Ou seja, mais exercício físico, menor a probabilidade de adquirir osteoporose.

Ter ossos saudáveis e resistentes sem exercício físico constante é como tentar fazer um bolo somente com farinha e açúcar, ou um castelo com areia seca.  

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Flexibilidade e Saúde

Resultado de imagem para elderly exerciseEmbora a fragilidade óssea não seja uma realidade somente na população idosa, essa é caracterizada por uma série de doenças do foro ósseo e articular, o que associa a dor com o movimento, ou mesmo o impedimento da realização total da ação.
Como é do conhecimento comum, a partir da fase adulta, começamos a perder massa muscular. Com o passar da idade essa perda acentua-se, tornando-se num fenómeno irreversível conhecido pelo meio cientifico como síndrome sarcopenica. Um dos efeitos diretos da sarcopenia é a diminuição acentuada da força física e limitação dos movimentos o que por sua vez dificulta a realização de atividades da vida diária.
Outro ponto a salientar é a flexibilidade. A rigidez corporal e a limitação na flexibilidade são alguns dos grandes inimigos dos nossos movimentos do dia-adia. Essa falta de flexibilidade muito contribui para o surgimento de lesões. Embora alguns estudos associem a flexibilidade à herança genética, é notório que a flexibilidade é algo que se desenvolve e se mantém com exercícios próprios para esse fim. Por esse motivo,  acrescente a prática diária de exercício físico e alongamentos na rotina do seu dia! Em algumas semanas vai sentir a diferença!

Fortalecimento do corpo para evitar velhice prematura.

Resultado de imagem para elderly exerciseA prática de movimentos globais espontâneos ou planeados requer mais do que simples vontade. O movimento ocorre a partir de uma cadeia de sucessões devidamente planeada. Por mais simples que seja este nasce no cérebro, que então envia a ordem específica para a parte do corpo onde o movimento é realizado. Entretanto, para que o movimento se realize, é necessário que haja ossatura, tendões e músculos, saudavelmente irrigados por uma corrente sanguínea. E para que isso aconteça é preciso 
exercício físico! Exercite pelo menos três vezes por semana, no mínimo 45min por dia! O seu corpo agradece e a doença fugirá de si. 


Prolongamento da Praxia Global

Resultado de imagem para elderly cyclinga atividade física organizada e metódica é um dos melhores meios de promover a manutenção da praxia global. (poderá ler o conceito de praxia global num dos artigos já editados neste blog). O efeito do exercício físico no corpo do jovem e no corpo do idoso é o mesmo: fortalece a ossatura, músculos e tendões, promove a oxigenação do corpo e mantém uma irrigação sanguínea eficiente até nas regiões mais periféricas do corpo, o que é essencial para a realização de todos os movimentos relacionados com a praxia global.
Embora a maioria esmagadora dos investigadores associam a psicomotricidade somente com a fase infantil do ser humano, no universo da gerontologia a psicomotricidade é uma das ferramentas essenciais como uma das formas de medir, se assim pudemos dizer, o grau de envelhecimento, uma vez que é a partir da psicomotricidade que a pessoa comunica através das emoções, sentimentos e expressões em geral.

Assim entendemos quão importante é manter as funcionalidades corporais saudáveis a fim de manter a saúde do corpo através da velhice. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Os benefícios do exercício físico para o sistema imunológico

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O Sistema Imunológico, é constituído por uma sequência de órgãos, tecidos e células altamente organizados com o intuito de proteger o corpo. Quando o Sistema Imunológico detecta um elemento estranho no corpo, é acionada uma reação imediata e são produzidas substâncias proteicas mais conhecidas como anticorpos.

Quando nos exercitamos, toda a nossa corrente sanguínea entra em ação. Se nos exercitarmos regularmente, o nosso sangue circula com maior fluidez por todas as áreas do nosso corpo, inclusive as zonas mais periféricas. Uma das funções do sangue é providenciar nutrientes e boa oxigenação para as células. Desta forma elas ficam mais saudáveis e mais alertas para combater os invasores. Uma vez que, para além de outros meios, os leucócitos circulam através do corpo a partir dos vasos sanguíneos, a manutenção das trincheiras do nosso corpo será muito mais eficiente se a circulação sanguínea for muito mais ativa.
Essa questão tem-se tornado tão seriamente estudada que a US National Library of Medicine tem editado artigos a confirmar que, nos indivíduos que praticam exercício físico, as células produzem anticorpos mais eficazes e ao mesmo tempo as células do Sistema Imunitário circulam com muito mais fluidez através do sangue. Desta forma, o corpo tem mais capacidade para combater enfermidades antes da sua proliferação.
Está nas suas mãos, ou melhor, nos seus ténis, assegurar a saúde do seu corpo! 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

moderação ao comer

Resultado de imagem para eating wellÉ possível comer sem moderação, mesmo os alimentos saudáveis. Não se deve pensar que, pelo fato de haver alguém deixado o uso de artigos prejudiciais do regime alimentar, deva comer tanto quanto lhe aprouver. O alimentar-se em excesso, não importa qual a qualidade do alimento, atrapalha a máquina viva e a estorva assim em seu trabalho.

EGWhite in A Ciência do Bom Viver pag 119

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

casas ventiladas


Resultado de imagem para janelas abertasOs efeitos produzidos pelo morar em aposentos fechados e mal ventilados são os seguintes: O organismo torna-se fraco e a saúde má, a circulação é comprimida, o sangue corre lentamente através do organismo, porque não é purificado e vitalizado pelo puro, revigorante ar do céu. A mente torna-se deprimida e sombria, enquanto todo o organismo é enervado, e podem ser geradas febres e outras doenças agudas. Testimonies, vol. 1, págs. 702 e 703. Assim vemos que vale mesmo a pena abrir as nossas janelas e levantar os nossos estores e persianas para deixar a luz do sol entrar na nossa casa e o ar ser renovado a cada dia!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fortalecer as defesas do corpo

Resultado de imagem para exerciseUma rotina semanal de exercícios físicos fortalece o sistema imunitário de uma pessoa. Como isso ocorre? Uma das funções dos glóbulos brancos do sangue é proteger o organismo contra doenças e infecções. Através do exercício físico os glóbulos brancos são estimulados, tornando-se mais activos, o que contribui para o melhor desenvolvimento das suas funções de guardiões do corpo. 
Também tem sido observado que o exercício constante tem uma determinada contribuição no controlo de muitas hormonas como o estrogénio e a insulina. O descontrolo dessas hormonas também está de uma certa forma vinculado com alguns tipo de cancro, mas isso ainda faz parte da investigação.
Entretanto o que se tem observado sobre o exercício físico é que esses benefícios não surgem de uma prática eventual. Todas as investigações salientam que o exercício tem o seu efeito positivo quando praticado de uma forma rotineira. Daí a necessidade de criar hábitos saudáveis!

luta contra o cancer

Resultado de imagem para fight cancerComo é do conhecimento comum, a cura para o cancro, ainda não foi encontrada. Porém, muitos investigadores como Garberoglio, Solomon, Senthil, Reeves, Rivera, Kazanjian, Srikuerja Lewis, Walter, todos associados do Cancer Center de Loma Linda University apoiam que a boa prática de exercício físico constante é a base da medicina preventiva. Segundo a agência Eurocancer, as pessoas fisicamente ativas têm o risco de cancro do cólon reduzido, entre os 20% a 28%, em comparação às pessoas sedentárias. Eurocancer (2005). Em adição, a população portuguesa fazer parte do grupo que apresenta o “maior índice de sedentarismo” da Europa, Camões e Lopes (2008 p: 209). O Ministério da Saúde de Portugal garante que um dos motivos que pode levar o organismo a desenvolver o cancro do cólon é o excesso de peso e o sedentarismo. Ministério da Saúde (2005).
Quanto à relação entre o exercício físico e o cancro, existe uma panóplia de artigos a indicar que “o exercício físico poderia diminuir ligeiramente o risco e parece até melhorar a qualidade de vida nos pacientes com cancro prostático que fazem quimioterapia ou radioterapias”. A Liga Portuguesa Contra o Cancro nomeia, na sua página da internet, vários fatores de risco que contribuem para o surgimento do cancro. Entre eles destacamos o sedentarismo.

Pratique exercício! Antes evitar que remediar!