sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Exercitar para estimular o Sistema Nervoso


Resultado de imagem para sistema nervoso e o exercicio fisicoO sistema nervoso é constituído pelo cérebro, cerebelo, medula espinhal e um enorme conjunto de ramificações que constituem uma complexa cadeia de teia nervosa, todos conectados na medula espinhal que por sua vez está conectada ao cérebro. Esses nervos percorrem todo o nosso corpo, até as suas extremidades mais periféricas, enviando e recebendo informações para o bom desempenho do nosso corpo.
Algum tempo atrás o conceito popular era que as pessoas que faziam muito exercício físico ficavam com atrofia cerebral. Estudos muito sérios como os de Bullit, Katz e Bonito publicados na revista científica RSNA de 2008 apontam para o exercício físico como agente fundamental na irrigação sanguínea do cérebro, mesmo nos vasos mais finos, desencadeando assim um maior desenvolvimento cerebral, comparado com idosos sedentários.
O exercício não beneficia somente a parte física funcional, mas também atua na expansão das capacidades cognitivas, na memória e no humor. Tudo isso graças à estimulação na produção de hormonas provocada pelo exercício. É por esse motivo que estudiosos nas áreas do mal de Alzheimer e outras doenças do campo da neurociência têm dedicado atenção especial nesse assunto.
Cada vez mais tem se observado que os benefícios abrangem uma esfera muito maior do que se espera quando se trata dos benefícios do exercício físico no cérebro humano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário