terça-feira, 21 de maio de 2013

Inclusão social para idosos


Bruto da Costa et al In “ Um olhar sobre a pobreza

“A inclusão na sociedade depende também do posicionamento dos indivíduos relativamente ao domínio económico, quer no que se refere aos sistemas geradores de rendimentos, quer à possibilidade (ou não) de aquisição de bens e serviços indispensáveis ao funcionamento em sociedade.
Mas a vida em sociedade é também moldada pela relação que estabelecemos com referências identitárias que construímos e que nos permitem ser reconhecidos e reconhecermo-nos como parte dessa sociedade e pela construção das memórias individual e colectiva que permitem um processo de ancoragem social essencial à inclusão.
O acesso aos sistemas geradores de rendimento (pelo menos a um deles) e ao mercado de bens e serviços representa, pois, outro factor de inclusão social.
O acesso à informação e ao conhecimento, por exemplo, é crescentemente reconhecido como um dos factores mais decisivos de inclusão/exclusão nas sociedades modernas.
“(...) a inclusão exige não apenas condições objectivas de integração, mas também o reconhecimento subjectivo de se estar incluído. Este domínio abrange o sistema social que diz respeito às referências identitárias, e à construção das memórias individuais e colectivas e que constituem um patamar fundamental de inclusão na sociedade.”

Sem comentários:

Enviar um comentário