quinta-feira, 13 de abril de 2017

Sistema Cardiovascular

Resultado de imagem para circulação sanguineaDe acordo com a definição do livro Fisiologia do Exercício, O sistema cardiovascular “é uma conexão direta entre uma bomba, um circuito que gera alta pressão com canais de trocas de nutrientes e um sistema de coleta e retorno que exerce baixa pressão sobre o organismo”. Os elementos principais de ação neste sistema tão intrigante são nomeadamente o coração, os vasos sanguinos e o sangue. As veias, artérias e os vasos capilares, que fazem parte dos vasos sanguíneos, cobrem todo o nosso corpo numa extensa rede de ligações formando desta forma as vias condutoras do sangue.
Algumas das principais funções do Sistema Cardiovascular são: alimentar o corpo com nutrientes, oxigenar todo o organismo até nas suas regiões mais periféricas, assegurar o controlo de temperatura e, através da atividade hemodinâmica, garantir a filtragem dos metabólicos controlando tanto a pressão arterial como a frequência cardíaca.
Todos já ouvimos falar que o exercício é ótimo para o coração.  Mas como poderemos beneficiar todo o sistema cardiovascular através da prática do exercício físico?
Um coração fraco bombeia menos sangue para o corpo. O que encontramos aqui é o fenómeno do “débito cardíaco”. A prática do exercício revigora os músculos do coração e permite, desta forma, que o fluxo de sangue supra as necessidades de irrigação do corpo. Através de uma irrigação satisfatória os nutrientes essenciais chegarão a todas as partes do corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário