segunda-feira, 6 de abril de 2020

Jogo da Malha e a Saúde do Idoso


Jogos Tradicionais – Torneio da Malha | AnotíciaO jogo da malha é otimo para exercitar a nossa capacidade psicomotora de espaço temporal. Com o passar do tempo é natural que as nossas capacidades psicomotoras começam a regredir. A capacidade espaço temporal permite que façamos uma boa projeção de elementos como a aplicação da força que colocamos a fim de projetar ou conduzir algo de um sitio para outro. Com esse jogo, mantemos capacidade de saber medir a distância entre o alvo e a minha base, reconhecer o peso da malha e que força deve empenhar para que o disco tenha velocidade suficiente para atingir o alvo desejado e não se desviar para outra direção. Tudo isso é um grande trabalho de psicomotricidade.
Outra característica deste jogo é que, de forma descontraída, ele trabalha os músculos superiores no ato do lançamento da malha para atingir o alvo. No movimento de lançamento são exercitados o tronco, os bíssepes, tricepes, ombros e outros músculos menores.
Trabalha também os músculos inferiores, pois exige que nos abaixemos e levantemos. Desta forma são trabalhados os glúteos, os músculos da coxa e gémeos.
Como este jogo é praticado sempre com duas ou mais pessoas, ele também incentiva a convivência social e os relacionamentos. Numa sociedade onde a solidão é a palavra de ordem, esse tipo de atividade fortalece os laços de amizade.
Desta forma, o jogo da malha não somente traz benefícios físicos como também psicológios e sociais.
Para aquelas pessoas que não gostam da repetição do exercício físico, praticar o jogo da malha é uma otima alternativa. Já não há desculpas para não se exercitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário