segunda-feira, 16 de maio de 2011

Envelhecer activo

Uma das formas de desenvolver um envelhecimento bem-sucedido é fomentar meios para manter-se activo durante todas as etapas da vida. Contudo para aqueles que não tiveram uma vida dinâmica podem ainda promover o seu envelhecimento saudável. Nunca é tarde para começar.

Conheça a si próprio.Como seres humanos somos tendenciosos a valorizar os talentos dos outros e menosprezar os nossos. O conhecimento dos nossos talentos é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima. É preciso ter uma definição das nossas capacidade e realçar o que gostamos de fazer. Por exemplo: cozinhar, nadar, pintar, jogar futebol, tecer, pintar, entre outros. Nem todos sabem pintar uma tela, ou preparar um jantar espectacular, mas cada um tem um talento especial. Ford (2004) sugere que façamos uma lista daquilo que mais apreciamos fazer e daquilo que gostamos menos. O mesmo autor afirma que aqueles que têm dificuldades de descobrir aquilo que mais gosta de fazer precisa de encontrar consigo próprio.

Depois de identificar os seus dotes naturais, associe-se com outros indivíduos que apreciam o mesmo tipo de hobby. Desenvolva o seu conhecimento técnico com o apoio de literatura para aprimorar o seu conhecimento e empenhe-se na actividade que escolheu. Não faça dessa actividade um passa-tempo, utilize-a como um projecto de vida. Dê assas à sua imaginação. Pense em grande. Abra os horizontes à sua volta, abra o seu coração para a novas experiências, crie laços e mantenha a fidelidade ao tempo estabelecido para exercer a sua actividade. Como escreveu Fernando Pessoa: "sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura".



 


1 comentário:

  1. Apreciei muito o tema apresentado. Há muitos a escrever sobre envelhecer saudavelmente mas pouco falam sobre como por em prática. Muitas felicidades, Maria do Carmo Medeiros

    ResponderEliminar