segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A luz solar e a saúde do idoso

O Sol é um dos elementos mais essenciais à vida. Sem ele certamente a vida em nosso planeta seria impossível ou completamente diferente daquilo que conhecemos. Chergeaud (1997) classifica o Sol como “calor, prazer, alegria de viver, elemento indispensável para todo o ser vivo.”

A exposição solar de terminados objectos evita a humidade, a criação de bolor e consequentemente a proliferação de bactérias nocivas à nossa saúde. Sendo assim, o Sol pode ser considerado um dos desinfectantes naturais mais eficientes.

O contacto da pelo com a luz solar traz um grande contributo para a manutenção da saúde humana. Segundo Clergeaud (1997) “a exposição solar tem tendência a eliminar todo vestígio de borbulhas nas peles”, “activa a circulação periférica”, “facilita as trocas celulares”, “tem poder sedativo e descongestionante” trazendo desta forma alívio a “dores reumáticas e musculares”, acelera a cicatrização”.

Para além dos benefícios físicos que o Sol possa trazer aos seres humanos, também somos psicologicamente beneficiados pelos efeitos do astro rei. Segundo Miguel (2003) “a luz do Sol afecta positivamente o nosso estado orgânico e afectivo porque, quando passa pelo nosso olho, impulsos são propagados para regiões do cérebro relacionados com as emoções (sistema límbico) e a regulação das hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar como a melatonina”.

Para Avril, Brodin at al. (2005) “o sol pode indiscutivelmente influenciar o nosso estilo de vida”. Assim é evidenciada a magnitude da influência que o Sol exerce em nossas vidas.

Para além de “fortalecer os ossos” e “ajudar no tratamento da depressão” Ferreira (2008) informa que “cerca de 20 minutos diários de luz solar na cara e nas mãos, produzirão toda a vitamina D de que precisa”.

Não obstante é necessária precaução pois o excesso à exposição solar pode trazer danos sérios à saúde como a desidratação, queimaduras de 1º a 3ºgraus, aparecimento de manchas, cancros cutâneos, entre outros. Para obter o máximo de aproveitamento do sol os horários recomendados são de manhã até às 10 horas e à tarde a partir das 16 horas. A exposição abusiva durante os períodos não aconselhados pode ser prejudicial à saúde.

1 comentário:

  1. Agora entendo porque os meus avós iam à praia de manhã cedo. Diziam que era bom para combater a osteoporose.

    ResponderEliminar