segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gerontologia Social

A Gerontologia Social é a ciência que estuda o fenómeno do envelhecimento humano e os desafios do idoso na sociedade. Contudo o universo de actuação da gerontologia é muito extenso. A Gerontologia abrange as pessoas de todas as idades, pois todos começamos a envelhecer logo a seguir à concepção.

A célula ovo envelhece e torna-se num embrião, este por sua vez torna-se num feto e ao chegar à maturidade estará apto para nascer. A partir daqui o envelhecimento prosseguirá a sua jornada até chegar à fase da velhice e não pára, pois “até os velhos envelhecem” como bem afirmou a nossa mestra em sala de aula.

No âmbito da velhice, a Gerontologia não está voltada somente para o idoso mas também para as pessoas que fazem parte do seu contexto familiar e social. Para que a intervenção gerontológica seja eficaz e produza os efeitos desejados, cabe ao gerontólogo fomentar uma investigação eficiente tendo em conta o meio em que o idoso se encontra, o estilo de vida, as aptidões, a história de vida e vários outros elementos essenciais para uma informação completa. Somente assim o gerontólogo estará apto a desenvolver uma gnose real e intervir de uma forma sábia.

Sem comentários:

Enviar um comentário