sábado, 3 de setembro de 2011

O Modelo Pedagógico de Paulo Freire

Ao analisar o estilo de alfabetização de pessoas adultas, Paulo Freire deparou com um método inadequado à realidade dos adultos que trabalhavam durante todo o dia, tinham as suas inquietações quotidianas e ao fim do dia, quando entravam numa sala de aula, eram de certa forma ridicularizados com a leitura de frases da cartilha infantil em vigor na época. Freire observou que este tipo de aprendizagem não contribuía para a realidade do dia-a-dia dos adultos. Em sua sensibilidade, Freire também percebeu o abismo existente entre o educador e o educando. Foi notado que este modelo pedagógico para além de afastar os adultos das salas de aula não contribuía para fomentar questões existenciais uma vez que as frases aprendidas vinham com respostas prontas.

Assim foi desenvolvido o “modelo Paulo Freire” segundo o qual o educador deixava de ser o centro da aula e dedicava-se a ouvir o educando para aprender com sua experiência de vida e a partir desse princípio estar apto a fazer uma intervenção adequada, apresentado materiais e frases que faziam sentido no quotidiano do educando e o mesmo usufruía do seu tempo de aprendizagem. Segundo Barbosa (1982) Freire chama este período de aprendizagem “círculo de cultura” no qual o aluno conhecia o mundo à sua volta e desenvolvia assim saberes e competências.

O conceito fundamental do método Paulo Freire passa por três elementos essenciais:

• Investigar;
• Tematizar;
• Problematizar.

O Modelo pedagógico de Paulo pode ser utilizado como uma ferramenta fundamental no universo da gerontologia social pois delega poderes aos idosos no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, na autonomia, independência e delegação de poder. No âmbito do idoso como ser social, a metodologia Freireana leva o indivíduo a ver-se como elemento activo na sociedade que problematiza a sua situação social tirando-o da condição de fragilidade tornando o membro interactivo de uma das classes mais poderosas da sociedade que pode promover mudanças.

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