sábado, 23 de junho de 2012

Enfrentando a morte sem receios

Lidamos com a realidade da morte de maneiras diferentes. Alguns riem-se, como o homem que disse que a sua mulher queria que estas palavras fossem inscritas na sua lápide:"Eu bem te disse que estava doente!" Outros exprimem o seu receio da morte, como um dos amigos de Job, que apelidou de "rainha dos temores" (Job 18:14.

Mas muitos de nós recusamo-nos totalmente a lidar com a morte. Colocamo-la fora da nossa mente, desejando não ter de pensar acerca desse assunto até àquele inevitável momento do qual não podemos escapar. Aprendemos, mais do que qualquer outra geração que nos precedeu, a falar mais abertamente acerca dos fatos da vida. Mas sentimos-nos provavelmente culpados por estarmos pior capacidatos que qualquer outro grupo de pessoas que nos precedeu a aceitar os factos da morte.

Existirá porventura um meio pelo qual possamos aparender a fazer face à morte sem receios? O Instituto Bíblico de Ensino à Distância desenvolveu uma série de estudos sobre tanatologia que poderá ajudar a avaliar esse tema tão pertinente. Ligue para 808 208 637 ou envie o seu pedido para Instituto Bíblico à Distância: Rua Acácio Paiva, 35 - 1700-004 Lisboa e Peça gratuitamente o manual: Para uma Vida com Sentido

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Irradiar alegria para viver mais e melhor


O nosso universo é composto por cores. As galáxias estão banhadas em cores, as estrelas irradiam luzes que são coloridas. Imaginar um mundo sem cor é viajar no caos e ver a terra “sem forma e vazia” como diz o relato de Génesis 1. 

A Gerontologia Social, como a ciência que estuda o fenómeno do envelhecimento humano e os desafios do idoso na sociedade, tem um vasto campo de atuação. Pode-se fazer uso do universo das cores à nossa volta. Como diz um antigo ditado inglês, “put a little bit of blue in everything you do" . Isso determina que devemos por vida em tudo o que tocamos.

Podemos utilizar as cores para promover a alegria à nossa volta. Como diz Toquinho, na música aquarela, “se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu”. 

Dessa forma devemos encorajar os idosos a transmitir alegria para esquecer as dores,  as fadigas, o insucesso, a solidão e tantos outros desafios existentes na sociedade. Pintando mundo com um sorriso de cores a vida será muito mais fácil.  

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Premissas do Calçado Gerontológico


Os pés fazem parte da base da nossa estrutura. Entretanto são constantemente negligenciados ao longo da vida com sapatos que causam deformações, falta de estabilidade e desconforto.  No âmbito da Gerontologia Social há uma preocupação no sentido de avaliar um tipo de calçado ideal para promover a saúde, proteção e conforto. A Dra Ana de Sousa sugere as seguintes premissas do calçado gerontológico ideal:
  • Proteção e conforto para o pé;
  • Boa abertura que facilite o calçar e descalçar;
  • Leveza. Não exceder a 350 gramas por sapato;
  • Flexibilidade;
  • Estabilidade;
  • Formas gordas, médias e cheias;
  • Escolher materiais macios, respiráveis e antialérgicos;
  • Não existência de peças que criem zonas de fricção;
  • Forro em toda a área interna do sapato;
  • Costura revestida pelo forro;
  • Estética em resposta aos estilos e gostos comercializados pela moda.