Lidamos com a realidade da morte de maneiras diferentes. Alguns riem-se, como o homem que disse que a sua mulher queria que estas palavras fossem inscritas na sua lápide:"Eu bem te disse que estava doente!" Outros exprimem o seu receio da morte, como um dos amigos de Job, que apelidou de "rainha dos temores" (Job 18:14.
Mas muitos de nós recusamo-nos totalmente a lidar com a morte. Colocamo-la fora da nossa mente, desejando não ter de pensar acerca desse assunto até àquele inevitável momento do qual não podemos escapar. Aprendemos, mais do que qualquer outra geração que nos precedeu, a falar mais abertamente acerca dos fatos da vida. Mas sentimos-nos provavelmente culpados por estarmos pior capacidatos que qualquer outro grupo de pessoas que nos precedeu a aceitar os factos da morte.
Existirá porventura um meio pelo qual possamos aparender a fazer face à morte sem receios? O Instituto Bíblico de Ensino à Distância desenvolveu uma série de estudos sobre tanatologia que poderá ajudar a avaliar esse tema tão pertinente. Ligue para 808 208 637 ou envie o seu pedido para Instituto Bíblico à Distância: Rua Acácio Paiva, 35 - 1700-004 Lisboa e Peça gratuitamente o manual: Para uma Vida com Sentido