segunda-feira, 2 de julho de 2012

Porque envelhecimos de forma diferente


Por Rui Oliveira 

Lisboa – Uma equipa de investigadores identificou, pela primeira vez, variantes genéticas ligadas ao envelhecimento biológico nos seres humanos.

O estudo, publicado na revista Nature Genetics, foi levado a cavo por uma equipa de investigadores da Universidade de Leicester. A descoberta permite perceber porque é que as pessoas não reagem todas da mesma forma à velhice.O ser humano tem duas idades – a cronológica, que diz respeito aos anos, e a biológica, que diz respeito à idade das nossas células – e essa idade nem sempre é a mesma. A idade biológica é avaliada pelos telómeros (repetidas sequências genéticas nas extremidades dos cromossomas), que se vão encurtando mais ou menos rapidamente com o envelhecimento.


A equipa de Nilesh Samani descobriu que, os telómeros de pessoas portadoras de certas variantes genéticas pontuais eram mais curtos do que os das não portadoras, o que faz com que as portadoras fossem biologicamente mais velhas do que as outras, apesar de terem a mesma idade em anos.
«O que o nosso estudo sugere é que certas pessoas estão geneticamente programadas para envelhecer mais depressa», diz o co-autor do estudo, Tim Spector, do King’s College de Londres, num comunicado. O investigador acrescentou ainda, que as pessoas portadoras das tais variantes genéticas poderão envelhecer mais depressa ainda se forem expostas a ambientes nocivos para os telómeros.


Os factores agravantes que foram apresentados foram «o tabaco, a obesidade e o estilo de vida sedentário». Estas pessoas poderão vir então a «desenvolver um maior número de doenças ligadas ao envelhecimento».


(c) PNN Portuguese News NetworkFonte: noticiasongs.org/archives/8220



Sem comentários:

Enviar um comentário