A educação ambiental é um dos fatores
mais importantes no âmbito da preservação do ambiente e da promoção da saúde.
Como sugere a Carta de Ottawa (1986) um dos elementos essenciais, entre outros,
é um “ecossistema estável”. Para Gaudiano (2005, p:61) a “preocupação da conservação
recupera a componente verde do ambiente; isto é, põe um empenho maior em
problemas ambientais relacionados com as questões ecológicas”. Se os habitats
naturais são preservados, consequentemente estaremos a conservar toda uma
estrutura do mundo animal quer em grande escala que os micro organismos. Uma
vez que toda a cadeia ambiental precisa estar em harmonia para que sejam
garantidas todas as condições ambientais necessárias.
Mussarela e Jacquemart (1994, p:194)
apontam para a importância da proteção e preservação das áreas verdes e
salientam três grandes recursos que são dessa forma protegidos: “O ar, o solo e
a água”. Segundo a sua investigação a floresta “limita as variações na
temperatura do ar, humidifica-o, depura do gás carbónico, ao mesmo tempo que
produz oxigénio” (…) “as produções florestais contribuem para a formação dos
solos e lutam contra o seu empobrecimento” e finalmente “ a poluição das terras
é atenuada pela presença dos bosques e das florestas, que filtram (…) numerosos
poluentes”.
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