quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Educação Ambiental e a Gerontoecologia


A educação ambiental é um dos fatores mais importantes no âmbito da preservação do ambiente e da promoção da saúde. Como sugere a Carta de Ottawa (1986) um dos elementos essenciais, entre outros, é um “ecossistema estável”. Para Gaudiano (2005, p:61) a “preocupação da conservação recupera a componente verde do ambiente; isto é, põe um empenho maior em problemas ambientais relacionados com as questões ecológicas”. Se os habitats naturais são preservados, consequentemente estaremos a conservar toda uma estrutura do mundo animal quer em grande escala que os micro organismos. Uma vez que toda a cadeia ambiental precisa estar em harmonia para que sejam garantidas todas as condições ambientais necessárias. 
Mussarela e Jacquemart (1994, p:194) apontam para a importância da proteção e preservação das áreas verdes e salientam três grandes recursos que são dessa forma protegidos: “O ar, o solo e a água”. Segundo a sua investigação a floresta “limita as variações na temperatura do ar, humidifica-o, depura do gás carbónico, ao mesmo tempo que produz oxigénio” (…) “as produções florestais contribuem para a formação dos solos e lutam contra o seu empobrecimento” e finalmente “ a poluição das terras é atenuada pela presença dos bosques e das florestas, que filtram (…) numerosos poluentes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário