Os estudos de Ogden (2004, p:129)
levaram-no a concluir que a aprendizagem social pode ser uma ferramenta de grande
utilidade na promoção da saúde pois “os comportamentos de dependência podem ser
desaprendidos, não são irreversíveis”. Isso reforça o conceito de Carvalho
& Carvalho (2009) sobre a importância da educação para a saúde.
Um exemplo de educação pela consciencialização
está no conceito desenvolvido por Paulo Freire. O modelo de educação criado por
Freire encaminha o Homem à reflexão e à tomada de consciência. Esse princípio
pode ser aplicado para uma educação global onde a pessoa se questiona a si
própria sobre os caminhos que está a tomar, as decisões que faz e como isso
influencia a sua saúde e como a suas atitudes contribuem para a preservação ou
deterioração do meio em que vive.
Assim, como sugere Carvalho & Carvalho (2009), o Homem deixa de ser apenas um recetáculo de
informação para ser “o agente da sua própria educação e das suas ações”, no
grande plano da promoção da saúde através da sua “enorme influência das
condições ambientas”, como tão claramente encontramos no texto em análise.
Sem comentários:
Enviar um comentário