O conceito de Carvalho & Carvalho
parece ser um eco à voz do grande sábio Salomão que escreveu no Livro de
Provérbios 22:6 “ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for
velho não se apartará dele”. Aqui estão traçados os alicerces para uma educação
que pode ter efeito para toda a vida. Quando o núcleo familiar é disfuncional
ou não existe, aí a intervenção parte da sociedade e do meio envolvente, como
as instituições.
Carvalho & Carvalho apresentam
ainda o texto da OMS para assegurar que essa busca constante da capacitação não
deve somente estar na fase escolar, mas ao longo de toda a vida. Esse conceito
de uma educação constante é que habilita o Homem a aparelhar-se “para todos os
estágios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e
incapacidades”. Os estágios do desenvolvimento tão salientados por Piaget (apud
Pelitti, 2009) são, nomeadamente, a infância, adolescência, adultíce e velhice.
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