quarta-feira, 30 de maio de 2018

Como fortalecer os ossos

Resultado de imagem para exercicios para idososTer ossos saudáveis e resistentes sem exercício físico constante é como tentar fazer um bolo somente com farinha e açúcar, ou um castelo com areia seca.  
Para aqueles que nunca apreciaram o desporto, algumas actividades domésticas, feitas com segurança, poderão ser de grande auxílio na manutenção da saúde do idoso. Parece que as câmaras municipais de norte a sul do país estão cada vez mais conscientes da relevância do exercício físico e centenas jardins têm sido agraciados com máquinas para promover o desporto. Há também muitas zonas pedonais que foram recuperadas e tornam as caminhadas muito mais atractivas. Comece hoje mesmo a usufruir desses recursos. Equipa-se de roupa e sapatos confortáveis e não esqueça da sua garrafa de água. Caminhe na sua velocidade. O importante é mover-se. Daqui há algum tempo gostava de receber um relato daquilo que o exercício tem proporcionado na sua vida!
Nunca é tarde para começar a exercitar-se. Entretanto relembramos que antes de começar qualquer exercício físico consulte o seu médico e contacte o seu gerontólogo para saber quando será a próxima caminhada de grupo. 

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Ansiedade, um mal desnecessário!

Resultado de imagem para ansiedadeEmbora a ansiedade seja uma criação da nossa mente, os resultados podem ser dramáticos para nossa saúde e determinantes para a nossa qualidade de vida. Sofrer por antecipação não devia fazer parte do nosso dicionário. Um dos mais notáveis concelhos deixados por Jesus está registado em Mateus 6:27 no célebre sermão da montanha: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da vossa vida?” Uma reflexão sobre este pensamento de Jesus leva-nos de encontro à análise de Winston Churchill que afirmou certa vez: “lembro-me da história do velhote que disse no seu leito de morte que tinha tido grande quantidade de preocupações na vida, a maior parte das quais nunca chegou a acontecer”. 

Demência e Perda da Memória

Resultado de imagem para lack of memoryPara Andreasen (2004) "a marca típica de todas as demência é o défice da memória e da cognição que é acompanhado por um declínio geral da capacidade relacional ou funcional quer no trabalho quer na vida social".  

O DSMIV identifica os quatro elementos característicos existentes nas demências:  
  • Amnésia: perda da memória;
  • Agnosia: incapacidade de reconhecer objectos mesmo quando a percepção sensorial esteja intacta.  
  • Apraxia: diminuição da capacidade de desenvolver actividades motoras apesar de a função motora permanecer intacta.
  • Afasia: perturbação da linguagem.  

Envelhecer

Resultado de imagem para envelhecer No seu livro A Arte de Envelhecer, Claude Olievenstein escreve que “há velhos e velhos, de vários níveis e de várias idades”. Este facto deve ser seriamente tomado em consideração por todos os que lidam com idosos, quer familiares, cuidadores ou outros profissionais. Assim como as crianças são indivíduos únicos e necessitam de uma aprendizagem diferenciada para um melhor desenvolvimento cognitivo, muito mais deve esta realidade ser vivenciada nos idosos uma vez que têm um longo percurso no que tange à bagagem de cultura e de desenvolvimento do carácter pela experiência que a vida lhes proporcionou. Desta forma entende-se que o idoso, como um indivíduo, é digno de um tratamento personalizado pois trata-se de um ser.