segunda-feira, 4 de março de 2013

Conceito de Envelhecimento


Por: Geraldine Alves dos Santos
(...) "O envelhecimento, segundo o pensamento de Hayflick (1996), não é a simples passagem do tempo, mas as manifestações biológicas que ocorrem no organismo durante o transcorrer deste espaço temporal. Para o autor, o envelhecimento cronológico é apenas uma convenção, não existindo nenhuma influência do tempo sobre o organismo.

Quando estudamos o envelhecimento é relevante observarmos a distinção que Hayflick (1996) propõe entre velhice e doença. A definição de envelhecimento não é sinônimo de doença, apesar de poderem estar associados. Em qualquer fase da vida o ser humano é suscetível aos mais diversos tipos de doenças, caso contrário não existiriam tantos problemas com a mortalidade infantil. Com o aumento da idade o sistema imunológico humano diminui a capacidade de defender o organismo e, portanto, o indivíduo fica mais vulnerável às doenças, mas não necessariamente adoece".

Fonte: Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 1, ano I, nov. 2002

Geraldine A. Santos é Psicóloga, Especialista em Gerontologia Social, Técnica de Rorschach e Técnica de Zulliger, Mestre em Psicologia Clínica, Doutora em Psicologia, Diretora Técnico-Científica da Associação Nacional de Gerontologia/RS, Membro do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/RS   

Sem comentários:

Enviar um comentário