quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

importância da actividade física

A actividade física tem sido vista com bons olhos as últimas décadas, pricipalmente no âmbito da saúde do idoso. A prática de uma actividade física metódica traz benefícios a nível físico, social e inteclectual. Para além de fortalecer os músculos dos gerontes, evitando assim as quedas, a actividade física tem um grande papel social e ajuda a combater a depressão e a solidão. Para Themodo Barata (1997) a longividade está associada ao paradigma do estilo de vida saudável desenvolvido através do exercício físico. Assim, fazer caminhadas, alongamentos, natação, hidroginástica e muitos outros exercícios podem ser aquilo que falta para prolongar a sua saúde e independência por mais anos. O importante é saber qual o tipo de exercício físico que será mais adequado para a sua condição física!

4 comentários:

  1. Excelente artigo! Realmente a questão abordada é bastante polêmica e exige mais publicações e pesquisas nessa linha para esclarecer as necessidades gerais do idoso,isto tambem nos mostra a importancia desta nova profissao que e a gerontologia social, deixando bem claro aos demais profissionais que essa nova profissão não invade áreas de atuação, mas sim auxilia na compreensão da pessoa idosa (nos eixos biológico, psicológico e social).

    Enf. Michele Amancio
    Toronto CA

    ResponderEliminar
  2. Genial o trabalho deste rapaz, achei muito interessante esta profissão,que até então para mim era desconhecida.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa de criação deste BLOG!

    As questões abordadas são muito pertinentes e não só para os idosos... mas para todos, enquanto filhos e netos.

    É preciso despertar consciências e desmistificar preconceitos e estereótipos em relação às expectativas da sociedade para com os nossos idosos.

    Nuno Reis

    ResponderEliminar
  4. é bom encontrar pessoas que se interessam e preocupam com os nossos velhinhos que muitas vezes são postos no fim da lista quando já não "servem" para a sociedade!
    Espero que o empenho e o carinho perdure para sempre.. Aquilo que plantamos é aquilo que recolhemos mais tarde. :)

    Mariana

    ResponderEliminar