segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Como fortalecer o Sistema Imunológico


Texto de Virgílio Figueira

Partindo do princípio que a saúde é um estado de normalidade funcional do ser humano, em todas as suas funções – níveis físico, mental e espiritual –, a missão da Naturopatia é ajudar a conservar e recuperar esta normalidade funcional.

A saúde deteriora-se e perde-se pela transgressão das Leis da Natureza. A Naturopatia ensina a remover as causas das doenças. Não existe efeito sem causa. A recuperação da normalidade funcional do Corpo Humano requer a eliminação de todas as substâncias tóxicas.

O melhor que se tem a fazer (de imediato, dada a proximidade do tempo propício para contrair gripes e constipações sejam de que tipo forem) para reforçar o nosso sistema imunológico é ter uma alimentação saudável (frutas e verduras da época), a fim de preparar as nossas células brancas do sangue (neutrófilos), os linfócitos (células T) e as células B (células matadoras naturais).

As células B produzem anticorpos que destroem os invasores estra-nhos, tais como vírus, bactérias e células cancerígenas. As células T controlam as actividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas: Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e tumores.

A Medicina trata mas é a Natureza que cura. A Naturopatia ajudará a encontrar os caminhos que facilitam a natureza no restabelecimento da normalidade funcional do paciente. A Natureza dá-nos tudo o que é preciso para nos curarmos verdadeiramente.

Alimentos bons para o sistema imunológico

Assim, vamos falar de alguns alimentos que mais estimulam e potenciam o sistema imunológico. Antes de mais, tome pelo menos um litro de água por dia, natural e de boa qualidade. Não tome leite, principalmente se estiver constipado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta bastante a cura.

Iogurte natural é um excelente alimento do sistema imunológico. Coloque bastante cebola na confecção dos seus alimentos. Use e abuse do alho e de alimentos ricos em caroteno (cenoura, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve e damasco seco) e ainda alimentos ricos em zinco (fígado de vaca e sementes de abóbora).

Salmão, bacalhau e sardinha são peixes que também protegem o sistema imunológico. O chá de gengibre ajuda muito a destruir o vírus da gripe.

Evitar alimentos ricos em gordura: carnes vermelhas e seus derivados. Evitar também óleos vegetais poli-insaturados (óleo de milho, girassol e de soja). Evitar sempre o açúcar branco.

O corpo humano é a mais perfeita criação do Supremo Criador. Por tal motivo é importante estar em simbiose com a Natureza respeitando as leis físicas e alimentares.

Não há doença mas sim doentes. A Naturopatia não luta contra as doenças, mas ajuda cada doente a encontrar o caminho da recupe-ração e da normalidade funcional através das leis da Natureza.

"Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento".

Aconselhe-se no Instituto do Bem-Estar, em Alverca. Com a nossa orientação, os vírus nem chegam perto de si.

Sem comentários:

Enviar um comentário