segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alongar para um viver saudável

Durante os últimos 15 anos o mundo passou por uma grande explosão tecnológica. Embora os computadores já existissem, pouquíssimas pessoas tinha uma noção clara e definida de que o acesso à internet e aos sistemas operativos estariam ao alcance de todos. O telefone fixo deu lugar ao telemóvel. A telefonia evoluiu assim de uma caixa pesada e grande para um pequeno e portátil computador com a mais avançada tecnologia. Contudo e apesar de todos estes desenvolvimentos, o cérebro humano continua a ser imbatível.

O nosso corpo é um dos mecanismos mais complexos de todo o planeta. Temos características únicas que nos diferenciam de todos os outros animais. Somos bípedes, temos um fabuloso esquema de linguagem que permite uma comunicação segura, eficaz, temos um cérebro assombrosamente desenvolvido que controla e dirige todas as nossas acções.

Ao longo de um dia, fazemos movimentos dos mais simples aos mais sofisticados. Este processo natural e automático é executado pelo nosso cérebro que interage com o movimento, numa dialéctica perfeita. Levantamo-nos da cama, sentamo-nos, lavamo-nos, dirigimos os alimentos à nossa boca, fechamos a porta, subimos e descemos escadas. Conduzimos os nossos carros, andamos nos transportes públicos, cumprimentamos os nossos amigos e acenamos para as pessoas do outro lado da rua. No dia-a-dia, todos estes movimentos e muitos outros estão a ser pormenorizadamente controlados e planeados pelo nosso cérebro. Quase se pode dizer que ele anda dois passos à frente das nossas acções.

Para manter a saúde desta máquina tão maravilhosa, é preciso não somente alimentar-se bem, praticar exercícios como também alongar-se. A extensibilidade  é a capacidade de elasticidade ou a flexibilidade produzida pelo alongamento dos músculos. A flexibilidade é de sumamente importante para a execução correcta de alguns movimentos do dia-a-dia bem como na manutenção do corpo saudável. Nestes termos as actividades de alongamento representam uma função preventiva muito relevante uma vez que eles ajudam no fortalecimento da musculatura.

Comece o dia alongando os braços, pernas e tronco de uma forma segura. Há uma vasta gama de exercícios de alongamento que podem ser encontrados em revistas e livros. Lembre-se que o alongamento também promove a circulação sanguínea especialmente nos membros extremos (pés e mãos) evitando assim as microtromboses (frieras dos pés e mãos) causadas especialmente pela má circulação, tão comuns durante o inverno.

1 comentário:

  1. Quero dar os parabéns ao bloguista, pelo nr de visitantes atingir... 2000!.
    Ver nascer, pé ante pé, um blogue, devagarinho, às vezes com medo de dar os primeiros passos e depois assistir ao seu crescimento, é duplamente motivo de alegria.
    Principalmente quando a qualidade atinge a idade adulta! Parabéns! Está fantasticamente bem organizado!

    ResponderEliminar