quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rir é o Melhor Remédio

Todos nós, a qualquer momento, passamos por algo que não está bem ou que não nos deixa sorrir para a vida, como a doença, a dor pela perda de alguém que nos é querido, as dificuldades financeiras, ou simplesmente a luta que travamos para adaptar as nossas aptidões e capacidades ao estilo de vida em que estamos inseridos.  Não obstante todos nós devemos procurar dentro de nós mesmos ou à nossa volta algo que nos ajude a erguer. Há uma necessidade de encontrar nas coisas simples da vida uma razão para rir e este riso irá transportar-nos através de uma vida cinzenta para uns momentos de alegria que só trará benefícios. 
Segundo Lopes (2010) vários estímulos são percebidos ao rir, e estes percorrem todo o cérebro, essencialmente a parte do comportamento que está ligada à região frontal do mesmo, estimulando assim as áreas motoras da face e de outras partes do corpo.
De acordo com Livingstone  (2004) “o humor também é uma forma de partilha da prática social. Rir com alguém é uma forma de afirmar que todos estamos no mesmo barco”. Para Barroca (2005) O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. A mesma autora menciona Antoine de Saint-Exupéry ao dizer que: “no momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
Para além da vertente social o riso tem uma grande conotação no âmbito da saúde do indivíduo. De acordo com a Revista Brain & Mind de 2004 “o riso primeiro, activa o sistema cardiovascular, então a frequência cardíaca e pressão arterial aumentam. As artérias então se dilatam, levando, portanto, a uma queda da pressão. Contracções fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdómen e diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos. A respiração forçada eleva o fluxo de oxigénio no sangue”. Para Lewis (1998) “uma atitude positiva é mais saudável que um prato de sopa”. 
Ellen White (2008) postula que “o ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma. O próprio Jesus durante o seu ministério nas terras áridas da Judeia parecia dar a receita de uma vida saudável através do sorriso ao dizer constantemente através dos evangelhos: “tende bom ânimo”. Isto vem de encontro com o conselho do Salmista ao propor que O coração alegre serve de bom remédio." Prov. 17:22. 

Concluo com o pensamento de Lewis (1998) “Acarinha as tuas memórias do passado. Mas sobretudo procura recordar-te daqueles momentos que um dia te fizeram sorrir”.

Sem comentários:

Enviar um comentário