segunda-feira, 14 de março de 2011

A arte de envelhecer

Envelhecer é uma característica inerente do ser humano. Ermida (1999) define o envelhecimento como “...processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de acidente ou doença e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo”.  Não obstante muitos estudiosos como Bize e Vallier (1985) e Marujo (2009) postulam que o processo do envelhecimento ocorre a partir da fecundação. 

Para Stanhope e Lancaster (1999)   “…O envelhecimento é um processo normal que não é bem compreendido e, ao longo dos anos, têm surgido mitos a ele associados. Alguns dos mitos comuns implicam a percepção de que todos os idosos são débeis, senis, surdos, que não conseguem adaptar-se à mudança…”

A nossa sociedade ocidental de cultura consumista crê-se que o que é velho deve estar fora de uso ou ultrapassado. Contudo a história regista grandes vultos do passado que tiveram maior capacidade criativa na velhice que na idade jovem. Entre estes destacamos:


Concluo com o poema Envelhecer de Saul Dias, in “Essência”

É bom envelhecer!

Sentir cair o tempo,
magro fio de areia,
numa ampulheta inexistente!

Passam casais jovens
abraçados!...

As árvores
balançam novos ramos!... 
 E o fio de areia a cair… a cair…

1 comentário:

  1. Estou atravessando uma fase dificil da minha vida porque optei por abdicar do meu emprego e da minha vida social para me dedicar aos cuidados da minha mae que sofre de Alzheimer ha 3 anos. Cada dia que passa sinto me mais feliz por ter feito esta escolha. Procuro saber cada vez mais sobre o assunto e como melhorar os meus cuidados para com a pessoa a quem me dediquei. Este blog e uma mais valia para com o meu aperfeicoamento como cuidador.
    Obrigado.
    J Fagundes

    ResponderEliminar