Após um longo período de tempo em que foram criados vários mitos e tabus sobre a relevância do exercício físico, muito se tem descoberto nos últimos anos sobre os benefícios de um exercício físico seguro e equilibrado e com um acompanhamento adequado.
O trabalho de investigação de Lemos e Santos (2008) apresentam o exercício físico como inbatível a qualquer "caixa de remédio". Para estes investigadores "além de fortalecer o coração, aumentar a capacidade pulmonar e dar à pessoa mais capacidade para as tarefas comuns do dia-a-dia, fazer exercício físico previne a osteoporose".
O Dr. Sang Lee (2007) apresenta cinco razões para praticar exercícios físicos regularmente: "..."
- Reduz as tensões: quando praticado sem pressões ou obrigação, o exercício descontraído alivia o stress porque aumenta a produção de B-endorfinas, responsáveis pelos sentimentos de alegria e satisfação.
- Ajuda a dormir: O exercício moderado, não exaustivo, favorece o sono.
- Diminui a pressão arterial: Após o exercício a quantidade de adrenalina diminui.
- Diminui o colesterol e as gorduras: O exercício físico metódico mostrou-se capaz de reduzir os níveis de colesterol e gordura saturada na circulação. Além de aumentar o bom colesterol, que protege as artérias.
- Controla o peso: O controlo do peso não se realiza tanto pelo desgaste físico mas pelo controlo do apetite. Sua prática ajuda a recuperar os limites fisiológicos. Alé disso, a tiróide é estimulada a permanecer várias horas funcionando após o esforço físico acelerando o metabolismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário