quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Simplicidade do Suporte Social para Idosos

A complexidade do fenómeno do envelhecimento humano obriga a uma abordagem dinâmica e ao mesmo tempo complexa pois estamos a lidar com seres humanos e cada um envelhece de uma forma única e ao seu próprio tempo.
As redes sociais foram criadas com o objectivo de fornecer o suporte social em todos os níveis para toda a sociedade. Entretanto neste trabalho iremos dar uma atenção especial ao suporte social para pessoas idosas.
Já alguém disse que “o homem não é uma ilha”. Assim o homem só se realiza como pessoa quando vive ou desenvolve relações com os seus semelhantes. Esta relação tem vários níveis e assume múltiplas formas que podem ser caracterizadas como; amizade, intimidade e sociabilidade. Daí derivam as atracções interpessoais e consequentemente as atribuições causais. Na óptica de Cutrona (apud Serra 2002) as pessoas devem “confiar umas às outras para obter certas necessidades básicas. Assim é demonstrada a evidência da fragilidade humana e como tal dependemos uns dos outros.

O suporte social para pessoas idosas é o conforto físico e emocional e financeiro que nos é transmitido no convívio familiar, no círculo de amizades, nas redes sociais mais alargadas. O homem como um ser social tem a necessidade inerente de viver em sociedade e desenvolver relações com as pessoas à sua volta. Tornando-se desta forma “relações” ao agir e interagir com as pessoas à sua volta. Archer (2001, pag. 224) classifica a pessoa como um “membro vivo de um corpo social, de uma família. Sem sentido de pertença, nem participação, pode começar a despersonalizar-se”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário