sexta-feira, 27 de julho de 2018

O Sistema Sensorial e o Exercício Físico



Resultado de imagem para sistema sensorialNem todas as escolas entendem que o sistema sensorial seja classificado como um sistema, pois alguns alegam que os órgãos que o compõem não estão claramente interligados entre si, o que, por sua vez sai do padrão normal de um sistema tradicional. Entretanto, os órgãos que foram agrupados para fazerem parte desse sistema são extremamente importantes para o bom funcionamento das nossas atividades da vida diária e são classificados como “órgãos dos sentidos” que proporcionam a visão, audição, tato, paladar e olfato. O nosso corpo utiliza esses sentidos para se orientar no meio em que nos encontramos e muito das coisas que fazemos, fazemo-las de forma inconsciente graças ao bom funcionamento desses sentidos.
Se o sistema sensorial estiver com algum elemento em falha será mais difícil desenvolver atividade de noção do corpo e espaço temporal, que são atividades que envolvem a necessidade de tomada de consciência dos elementos que estão à nossa volta e de como nos posicionamos no meio envolvente. Para essas funcionalidades utilizamos inconscientemente a nossa visão, o nosso tato, o nosso equilíbrio e passamos toda a informação para o cérebro que por sua vez coordenará a execução das tarefas através dos membros do corpo.
O grande mentor do sistema sensorial é o cérebro, pois todas as informações recolhidas pelos nossos sentidos são enviadas para lá. Essas informações são úteis nas tomadas de decisões, das mais simples às mais elaboradas.
Ajude o seu cérebro a sair da rotina, e ter mais saúde! Faça alguns exercícios como: utilizar a sua mão que não é habitual para escrever; lavar os dentes; usar o rato do seu computador; ao conduzir o carro; faça percursos diferentes para chegar a casa; aprenda uma outra língua; faça cálculos matemáticos… tudo isso são exercícios para o cérebro que ajudarão a aguçar todo o seu sistema sensorial. 


quinta-feira, 26 de julho de 2018

O Exercício Físico e o Sistema Linfático


Imagem relacionadaO Sistema Linfático é formado pelo conjunto de nódulos linfáticos ou linfonados, interligados entre si como numa verdadeira rede de conceções. Esses nódulos estão essencialmente localizados na região das virilhas, abdómem, axilas, tórax e pescoço. Porém os vasos linfáticos estão presentes em todo o nosso corpo.
Uma das funções desse sistema é assegurar a filtragem da linfa. A linfa em muito se assemelha ao sangue, todavia não possui hemácias. É através dela que os elementos invasores e as toxinas são expelidas. Esse sistema também é responsável por manter a defesa do nosso corpo vigilante, expulsando os elementos invasores e os resíduos indesejados. 
Assim, ao ser desempenhada a ação do sistema linfático, o nosso corpo fica liberto das toxinas e as nossas células ficam mais saudáveis. Como isso pode ser feito? Através da prática de exercício físico! 
Uma rotina equilibrada de exercício físico estimula o aumento de suprimento de oxigênio para tecidos e células e promove uma circulação sanguínea e linfática muito mais eficaz. Partindo do princípio que o volume de linfa pode ser 3 vezes superior ao volume de sangue do nosso corpo, vemos quão importante é assegurar que o nosso sistema linfático tenha uma atenção especial da nossa parte se quisermos fortalecer a nossa imunidade contra ataques internos e externos aos quais somos expostos diariamente. Desta forma entende-se que a prática de exercício é uma das formas mais eficazes e sem contraindicações para darmos a nossa contribuição não evasiva para melhorar o bom desempenho de todo o sistema linfático.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Inteligência Espiritual


Resultado de imagem para gratitudeSou grato por ter pernas para subir, coração para avançar, pulmões para respirar, voz para gritar, braços para agarrar, pele para sentir, vista, olfato e paladar para saborear o caminho. Sou grato! 
Sou grato porque tu tens pernas para me levar, coração para me animar, voz para me chamar, braços para me segurar, paciência para me suster quando os dias são difícieis e um sofá te sentares e me olhares nos olhos! 
A realibitação psico-educativa também passa pelo processo da aceitação. Faz parte do processo do desenvolvimento da inteligência espiritual desenvolver a prática da gratidão pelo que ainda temos. Lamentar as perdas é desprezar aquilo que se tem agora.