quinta-feira, 26 de julho de 2018

O Exercício Físico e o Sistema Linfático


Imagem relacionadaO Sistema Linfático é formado pelo conjunto de nódulos linfáticos ou linfonados, interligados entre si como numa verdadeira rede de conceções. Esses nódulos estão essencialmente localizados na região das virilhas, abdómem, axilas, tórax e pescoço. Porém os vasos linfáticos estão presentes em todo o nosso corpo.
Uma das funções desse sistema é assegurar a filtragem da linfa. A linfa em muito se assemelha ao sangue, todavia não possui hemácias. É através dela que os elementos invasores e as toxinas são expelidas. Esse sistema também é responsável por manter a defesa do nosso corpo vigilante, expulsando os elementos invasores e os resíduos indesejados. 
Assim, ao ser desempenhada a ação do sistema linfático, o nosso corpo fica liberto das toxinas e as nossas células ficam mais saudáveis. Como isso pode ser feito? Através da prática de exercício físico! 
Uma rotina equilibrada de exercício físico estimula o aumento de suprimento de oxigênio para tecidos e células e promove uma circulação sanguínea e linfática muito mais eficaz. Partindo do princípio que o volume de linfa pode ser 3 vezes superior ao volume de sangue do nosso corpo, vemos quão importante é assegurar que o nosso sistema linfático tenha uma atenção especial da nossa parte se quisermos fortalecer a nossa imunidade contra ataques internos e externos aos quais somos expostos diariamente. Desta forma entende-se que a prática de exercício é uma das formas mais eficazes e sem contraindicações para darmos a nossa contribuição não evasiva para melhorar o bom desempenho de todo o sistema linfático.

Sem comentários:

Enviar um comentário