quarta-feira, 20 de abril de 2011

Hipertensão arterial

Resultado de imagem para hipertensão arterialFala-se muito de pessoas com hipertensão arterial, principalmente idosos. Encontrei um artigo simples e bem esclarecedor escrito por Belina Nunes no livro "Envelhecer com Saúde": 
" A tensão arterial corresponde à contracção e relaxamento do coração no bombeamento do sangue. Sim, a tensão arterial sistólica é a medida correspondente à  força com que o coração se contrai e impulsiona o sangue contra as paredes arteriais, provocando nestas uma expansão. Ou seja, é a pressão máxima a que as paredes arteriais são sujeitas à passagem do sangue.  A tensão arterial diastólica é a medida que se obtém no período de relaxamento do coração e retraimento das artérias, imediatamente após o bombeamento do sangue. Ou seja, é a pressão mínima a que as artérias estão sujeitas após ter passado o sangue. Fala-se em hipertensão arterial quando existe pressão extra do sangue nas paredes das artérias no momento da contracção do coração e/ou no período entre contracções" . Nunes ( 2008).
Numa análise superficial vemos a importância da gerontologia social na promoção de uma vida saudável nomeadamente na fomentação de actividade com o objectivo de desenvolver mobilidade físicas, auto-controlo e espiritualidade tendo em vista prevenir e combater a hipertensão arterial que tem sido uma das grandes causadoras de morte em nosso país.  

Sem comentários:

Enviar um comentário