domingo, 24 de abril de 2011

Como utilizar Aspartame e outros adoçantes

Devido ao estilo de vida adoptado de muitos, cada vez mais surgem pessoas mais jovens com diabetes. Como é do conhecimento comum, a diabetes não mata, mas implica uma mudança no regime alimentar para melhorar a qualidade de vida e travar os efeitos da patologia. Não obstante o abuso de adoçantes tem proliferado de tal forma tanto por indivíduos diabéticos como por aqueles que fazem as suas próprias regras de dieta. A utilização do aspartame também é comum em muitos produtos dietéticos.  

Muitos investigadores fazem uma ligação entre a utilização de aspartame com proliferação do cancro. Esta foi uma das conclusões do professor John Olney,  publicado em 1996 no Journal of Neuropathology and Experimental Neurology. Segundo esta investigação desde o aparecimento do aspartame no mercado americano em 1981 houve um aumento considerável da incidência de tumores cerebrais nos utilizadores.  

Contudo, a nutricionista Dra Ester Herta de Castro propões as seguintes indicações para a utilização segura do aspartame que pode ser utilizada para outros adoçantes: 

"Limite diário seguro de ingestão de aspartame: 40 mg por kg de peso. Complementando a resposta gostaria de acrescentar o seguinte: O aspartame perde a doçura quando é submetido a altas temperaturas. Por esse motivo, sugere-se que seja utilizado em alimentos e líquidos após a retirada do fogo. É contra-indicado para portadores de Fenilcetonuria, uma anomalia que é diagnosticada geralmente no nascimento (pelo teste do pezinho). Pela mesma razão, também se desaconselha o uso por mulheres grávidas".



QUANTIDADE DE ASPARTAME
Adoçantes
Refrigerantes diet/light
Sucos em pó
LIQUIDO
1 gota = 5mg
EM PÓ
1 sache = 50 mg
Cada 100 ml = 12 mg
Em 100 ml do suco pronto 28 mg



Sem comentários:

Enviar um comentário