segunda-feira, 21 de novembro de 2011

É possível vencer o stress

No âmbito do envelhecimento humano é importante saiber lidar com situações de stress e encontrar soluções para o evitar. O Dr. Soly Bensabt, especialista em stress, apresenta a sua receita em cinco etapas para previnir e combater o mal causador de tantas doenças que assolam o nossa planeta e ceifa a vida de milhares:  ("  ") 
  1. Tome a sua vida na mão: Nesta primeira etapa o Dr. Bensabat aconselha que pratiquemos actividades de jardinagem com os idosos. Tendo sempre em vista a capacidade de cada um. A experiência do Dr. Bensabat demonstrou que depois de um ano e meio de experiência com um determinado grupo de idosos  as pessoas que participaram semanalmente dessa actividade estavam "mais alegres e activas que as outras e muito mais espantoso, a taxa de mortalidade era duas vezes menor, visto que, à partida, a saúde dos dois grupos era idêntica". 
  2. Adopte um raciocínio interno: A segunda etapa está relacionada com o controlo da situação. É necessário entender que somos superiores aos problemas ou a quais quer situações de pressão. Para Bensabat " os psicólogos sociais chamam «controlo interno» à tendência que a pessoa tem para pensar que está na origem das situações que vive..."
  3. Evite a ira: As investigações de Bensabat afirmam que "a agressividade, a impaciência, verbalidade explosiva e um sentido crónico de urgência do tempo" são elementos fundamentais para o desenvolvimento de doenças cardio-vasculares.  Bensabat cita Barefoot para confirmar que "as pessoas que apresentam um elevado nível de hostilidade têm uma taxa de doença coronária cinco vezes mais elevada e uma taxa de mortalidade seis vezes maior do que as pessoas mais calmas. 
  4. Rodeie-se de amigos: Para Bensabat "cultivar relações calorosas tem, com resultado, alargar o círculo de amigos" como meio de "diminuir o impacto do stress no indivíduo. Isso acontece porque compartilhamos com os nossos amigos os nosso aborrecimentos e o que aparentemente era um grande obstáculo passa a tornar-se insignificante com o diálogo e encontra-se com mais facilidade as soluções para cada situação. 
Fonte: Revista Sinais dos Tempos ano XVII - Nº 58

Sem comentários:

Enviar um comentário