Nas comemorações do ano Europeu para 2012 a União Europeia (UE) delibera uma estrutura para promover o envelhecimento activo. A UE enfrenta um rápido processo de envelhecimento da população e taxa de natalidade decrescente. Portanto, é necessário melhorar as oportunidades de emprego e condições de trabalho para os trabalhadores mais idosos, a fim de preservar a solidariedade entre gerações e para melhorar a sua inclusão na sociedade e incentivar o envelhecimento saudável.
Objectivos do Ano Europeu:
- sensibilizar o público em geral da contribuição útil dos idosos para a sociedade e a economia através da promoção do envelhecimento activo;
- estimular o debate e desenvolver a aprendizagem mútua entre os países da UE, afim de promover as boas práticas e incentivar a cooperação;
- oferecer um quadro de compromisso e acção concreta para permitir aos Estados-Membros e partes interessadas para desenvolver atividades específicas e se comprometerem com novos objectivos políticos.
Em 2011, autoridades públicas da UE, parceiros sociais e organizações da sociedade civil devem ser incentivadas a se comprometerem com metas específicas relacionadas ao envelhecimento ativo.
Em 2012, o foco do Ano Europeu será na implementação dos compromissos assumidos, para aumentar a conscientização entre o público em geral e sobre a divulgação de iniciativas locais, nacionais e européias.
A fim de assegurar que as actividades sejam devidamente coordenadas, cada Estado-Membro nomeia um coordenador nacional. Além disso, a Comissão será responsável pela coordenação do Ano a nível europeu durante as reuniões com os coordenadores nacionais e também com representantes da sociedade civil.
Fonte: Europa Legistation Sumaries Jornal
Sem comentários:
Enviar um comentário