terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os Idosos e a Água

Por Francisco Lemos in "Os Remédios de Deus"


O mecanismo que dispara a vontade de beber água pode não funcionar plenamente nos idosos. Eles começam a sofrer pela falta do precioso líquido. Uma das consequências é a queda de pressão. Isso faz com que o fluxo de sangue que passa pela cabeça também diminua, impedindo uma completa oxigenação do cérebro. A pessoa fica lenta e pode sofrer de confusão mental. 

Em seu livro A ciência do bom viver, pag. 236,  Ellen White postula que " a aplicação externa da água é um dos mais fáceis e satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tónico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros, acalmam os nervos e equilibram a circulação". 

Circulação: para quem tem problemas de pés e mãos frios, aconselha-se um banho matinal, rápido e frio. À temperatura abaixo do nosso corpo, a água induz a uma reação de defesa do corpo, promovendo um aumento de circulação na pele, exatamente onde há pouca circulação.Esse banho é especialmente indicado para pessoas com tendência à pressão baixa. 

Calmante: A água morna, um pouco mais quente que o corpo ou mais ou menos à temperatura corporal, age como calmante e relaxante dos músculos endurecidos pelas tensões diárias. 


  

Sem comentários:

Enviar um comentário