Os avós do século XXI têm mais saúde e disposição do que os de antigamente, o que faz com que assumam mais compromissos. Se acrescentarmos a esta evidência a vida agitada das famílias, assim se explica por que os avós são cada vez mais chamados a ajudarem os filhos a tomarem conta dos netos. O convívio, sem dúvida alguma, tende a ser saudável para toda a família, desde que haja cuidado para não sobrecarregar nenhum dos lados.
Antes de pedir ajuda aos avós, é importante verificar se estes têm disponibilidade física e mental para assumirem este compromisso. Existem casos em que os avós substituem literalmente os pais, pelo que há uma necessidade de imporem regras. Algumas vezes, essas regas vão conflituar com as que são adotadas pelos pais, mas, nesse caso, há que estabelecer um diálogo entre gerações, com vista a entrar em acordo quanto às linhas mestras da educação.
As pesquisas mostram que aqueles que tomam conta dos netos apresentam uma maior probabilidade de se manterem fisicamente ativos nos anos seguintes. Estar perto de filhos ou netos tem efeitos extremamente positivos sobre a saúde física e mental dos mais velhos.
fonte: Revista Caixa Ativa Ed. nº 8 ano III
Sem comentários:
Enviar um comentário