quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Mobilidade e a Vitamina D


De acordo com a investigação desenvolvida no Hospital da Universidade de Loma Linda, a redução da vitamina D tem sido associada a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes e pressão alta, e agora uma nova pesquisa sugere que a falta desse nutriente importante também podem contribuir para problemas de mobilidade na idade avançada.
Os pesquisadores acompanharam mais de 3.000 pessoas entre as idades de 70 e 79 anos durante seis anos, e descobriram que aqueles com menores níveis de vitamina D no início do estudo tinham quase 30 por cento de risco a mais no que se refere a limitação da mobilidade. No final do estudo o risco de desenvolver uma deficiência na mobilidade era duas vezes maior nas pessoas carentes de vitamina D do que nas pessoas com os mais altos níveis dessa vitamina. Os resultados do novo estudo, que foi financiado pelo National Institutes of Health EUA, foram publicados online na edição de maio do Journal of Gerontology: Medical Sciences.

O corpo produz vitamina D naturalmente quando exposto aos raios do sol. Contudo o abuso pode gerar o risco de cancro da pele. Os estudos também mostram que conforme as pessoas envelhecem, a pele diminui a capacidade de absorver e processar a luz ultravioleta do sol de forma tão eficaz como acontece nas pessoas mais jovens.

De acordo com Houston a vitamina D desempenha um papel importante na função muscular. Ela é necessária para conduzir cálcio para os músculos, o que é fundamental para a contração muscular. Houston também observou que os músculos têm os seus próprios recetores de vitamina D.
Contudo é necessário ressaltar sempre que a exposição má orientada ao sol pode provocar desidratação, queimadoras e cancro de pele.

Fonte: Loma Linda University – Medical Center

Sem comentários:

Enviar um comentário