sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mude os seus pensamentos, mude a sua vida


Por: Carol Herferman. Extraído da Revista Saúde e Lar de Maio de 2012

Existe uma relação profunda entre o pensamento positivo e diversos benefícios, tais como, um melhor sistema imunitário, menores níveis de stresse e uma maior capacidade para enfrentar os problemas.
Se pensar de forma positiva tem tantas vantagens, por que razão não somos mais felizes? A resposta foca dois aspetos. Por um lado, não é fácil adotar sempre uma atitude positiva. 
Além disso, poucos têm a capacidade de reconhecer que a sua atitude é negativa.

Existem métodos práticos que podem ajudá-lo a ser menos crítico e mais otimista:
  1. Avalie os seus pensamentos. Ao longo do dia, faça uma pausa para avaliar aquilo em que está a pensar. 
  2. Resista aos pensamentos negativos. “Todos temos as nossas próprias lutas, e creio que ter consciência dos nossos ‘gatilhos’ é a chave para começarmos a ter pensamentos mais positivos”, afirmou Kristi Hussain, conselheira na Califórnia. “O mais grave é que o pessimismo pode transformar-se num mau hábito difícil de vencer. 
  3. Seja sábio na escolha dos seus amigos. Se os seus colegas, vizinhos e amigos passam o tempo a queixar-se dos seus problemas profissionais, pressões financeiras ou filhos indisciplinados, talvez seja conveniente procurar relacionar-se com pessoas que tenham uma perspetiva mais positiva na vida. 
  4. Periodicamente, faça algo de que gosta. Por isso, é essencial descobrir um objetivo para cada dia. Uma dose saudável de expectativa adiciona um elemento agradável à vida mais rotineira.
  5. Recorde que cada dia é um novo começo. Há muita sabedoria nesta afirmação: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…”  Romanos 12:2
Não somos transformados por assistirmos a conferências sobre pensamento positivo ou por sermos pessoas mais amáveis. Somos transformados ao renovarmos a nossa maneira de pensar.

Para ler todo o artigo viste o site da Revista Saude e Lar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário