terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Inteligência Envelhece?

Na fase da velhice é questionado se a inteligência envelhece. Celso Antunes, um dos mais conhecidos investigadores sobre a inteligência e seus estímulos fornece a seguinte indicação: 
"O envelhecimento do corpo humano, vegetal ou animal é facto incontestável para a biologia e não poderia ser diferente na questão da inteligência. O mais importante, portanto, não é responder à pergunta proposta e discutir quando ocorre esse envelhecimento. A resposta a essa questão nos remete a outra: o envelhecimento da inteligência ocorre, ao mesmo tempo, nos dois hemisférios cerebrais? "
"O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os 2 e 16 anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a  não ser após os 72 anos".  Dessa forma torna-se mais que evidente como trabalho do gerontólogo estimular as inteligências (janelas) do idoso com o objectivo de retardar os efeitos da retrogénese. 

Antunes, C. in As Inteligências múltiplas e seus estímulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário