Embora a fragilidade óssea não seja uma realidade somente na população idosa, essa é caracterizada por uma série de doenças do foro ósseo e articular, o que associa a dor com o movimento, ou mesmo o impedimento da realização total da ação.
Como é do conhecimento comum, a partir da fase adulta, começamos a perder massa muscular. Com o passar da idade essa perda acentua-se, tornando-se num fenómeno irreversível conhecido pelo meio cientifico como síndrome sarcopenica. Um dos efeitos diretos da sarcopenia é a diminuição acentuada da força física e limitação dos movimentos o que por sua vez dificulta a realização de atividades da vida diária.
Outro ponto a salientar é a flexibilidade. A rigidez corporal e a limitação na flexibilidade são alguns dos grandes inimigos dos nossos movimentos do dia-adia. Essa falta de flexibilidade muito contribui para o surgimento de lesões. Embora alguns estudos associem a flexibilidade à herança genética, é notório que a flexibilidade é algo que se desenvolve e se mantém com exercícios próprios para esse fim. Por esse motivo, acrescente a prática diária de exercício físico e alongamentos na rotina do seu dia! Em algumas semanas vai sentir a diferença!
Sem comentários:
Enviar um comentário