quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Os benefícios do exercício físico para o sistema imunológico

Resultado de imagem para sistema imunológico
O Sistema Imunológico, é constituído por uma sequência de órgãos, tecidos e células altamente organizados com o intuito de proteger o corpo. Quando o Sistema Imunológico detecta um elemento estranho no corpo, é acionada uma reação imediata e são produzidas substâncias proteicas mais conhecidas como anticorpos.

Quando nos exercitamos, toda a nossa corrente sanguínea entra em ação. Se nos exercitarmos regularmente, o nosso sangue circula com maior fluidez por todas as áreas do nosso corpo, inclusive as zonas mais periféricas. Uma das funções do sangue é providenciar nutrientes e boa oxigenação para as células. Desta forma elas ficam mais saudáveis e mais alertas para combater os invasores. Uma vez que, para além de outros meios, os leucócitos circulam através do corpo a partir dos vasos sanguíneos, a manutenção das trincheiras do nosso corpo será muito mais eficiente se a circulação sanguínea for muito mais ativa.
Essa questão tem-se tornado tão seriamente estudada que a US National Library of Medicine tem editado artigos a confirmar que, nos indivíduos que praticam exercício físico, as células produzem anticorpos mais eficazes e ao mesmo tempo as células do Sistema Imunitário circulam com muito mais fluidez através do sangue. Desta forma, o corpo tem mais capacidade para combater enfermidades antes da sua proliferação.
Está nas suas mãos, ou melhor, nos seus ténis, assegurar a saúde do seu corpo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário