quinta-feira, 19 de maio de 2011

Actividade Física para Idosos

Um dos maiores desafios a nível da saúde física que a maior parte dos idosos reclamam estão relacionadas com as dores musculares, a perda da elasticidade e o esgotamento físico. Estas debilidades são relevantes para gerontologia, pois podem ser verdadeiros obstáculos para o desenvolvimento do bem-estar biopsicossocial. 

Como forma preventiva e mesmo curativa, a Prof. Dra. Marta Botelho desenvolveu a orientação de actividade física que se segue. Deve-se ter em consideração que a melhor forma de praticar uma actividade física para evitar lesões e corrigir a postura é sempre com a presença de um técnico qualificado.


1) Posição: Sentado na cadeira, tronco baixo a 90 graus, braços soltos e ao longo do corpo, segurando um peso de 1 kg em cada mão.
Movimento: Elevar os braços estendidos lateralmente em 2 tempos e voltar à posição inicial. Repetir o exercício 8 vezes.
2) Posição: Em pé, pernas semi-flexionadas e segurando o bastão atrás das costas.
Movimento: Elevar os braços acima da cabeça em dois tempos e voltar em dois tempos. Repetir o exercício 8 vezes.
3) Posição: Em pé, pernas semiflexionadas e segurando um peso em cada mão. Mãos em direcção ao peito e cotovelos abertos para fora.
Movimento: Abrir lateralmente o antebraço segurando o peso e forçando os braços para trás em dois tempos e voltando à posição inicial em dois tempos. Repetir o exercício 8 vezes.
4) Posição: Em pé, pernas semiflexionadas, com o bastão entre os braços, apoiado pelos cotovelos atrás das costas, na altura da cintura.
Movimento: Flexionar o tronco a 90 graus à frente em 2 tempos, e voltar à posição inicial em 2 tempos. Repetir o exercício 8 vezes.

Marta Botelho
Professora de Educação Física

2 comentários:

  1. Bom dia
    Este exercicio pode me ajudar na minha postura apos 50 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Como gerontólogo, apoiado por diversos estudiosos como Charles Thiebauld e Pierre Sprumont (que escreveram o livro O desporto depois dos 50 anos) Nunca é tarde para recomeçar um novo estilo de vida. O livro indicado apresenta uma série de abordagens científicas desenvolvidas por médicos e profissionais do desporto. Vale apena conferir! Obrigado por apostar no Blog SessentaMais!

      Eliminar