
Seguindo este ponto de vista a melhor forma de obter benefícios de um regime alimentar ideal para um envelhecimento saudável é começar o quanto antes. É por esse motivo que a Gerontologia Social não tem universo de acção voltado para todas as idades.
De todas as literaturas que lí sobre o tema em questão, apreciei o comentário do Dr. Alberto Pereira da Silva, em seu guia de "Estudos para uma melhor saúde global".
"Para ter uma bonita tez é necessário um regime alimentar variado e rico em frutas e legumes. Na medida do possível, estes devem ser consumidos crus, ralados ou cortados finos. Para as saladas deve preferir-se o azeite, o sumo de limão e as ervas aromáticas vulgares.
Uma alimentação isenta de chocolate, café, chá, condimentos, gorduras animais e álcool, favorece o aspecto de um uma pele saudável, na medida em que o fígado desempenha as suas funções desintoxicantes sem a sobrecarga que aquelas substâncias lhe acarretariam, se fossem consumidas. A moderação [...] dos produtos feculentos (grão, feijão, lentilhas, por exemplo) de amidos e a redução de açucares, também é aconselhada. Tudo isso, é claro, num ambiente de boa disposição emocional e física".
Sem comentários:
Enviar um comentário