sexta-feira, 20 de maio de 2011

O regime alimentar ideal para um envelhecimento saudável

Muitos têm procurado nos suplementos alimentares da dietéticas uma forma de combater os efeitos naturais do envelhecimento. Recorrem-se a dietas que na maior parte das vezes causam mais danos para o corpo que benefícios. Embora nunca é tarde para cuidar da saúde, é extremamente importante salientar que segundo Brize e Vallier (1985), e Marujo (2009) " o envelhecimento começa [...] imediatamente após a fecundação do óvulo". Assim entende-se que o processo do envelhecimento é contínuo ao longo da vida sendo também uma característica do ser vivo.
Seguindo este ponto de vista a melhor forma de obter benefícios de um regime alimentar ideal para um envelhecimento saudável é começar o quanto antes. É por esse motivo que a Gerontologia Social não tem universo de acção voltado para todas as idades. 

De todas as literaturas que lí sobre o tema em questão, apreciei o comentário do Dr. Alberto Pereira da Silva, em seu guia de "Estudos para uma melhor saúde global". 

"Para ter uma bonita tez é necessário um regime alimentar variado e rico em frutas e legumes. Na medida do possível, estes devem ser consumidos crus, ralados ou cortados finos. Para as saladas deve preferir-se o azeite, o sumo de limão e as ervas aromáticas vulgares. 

Uma alimentação isenta de chocolate, café, chá, condimentos, gorduras animais e álcool, favorece o aspecto de um uma pele saudável, na medida em que o fígado desempenha as suas funções desintoxicantes sem a sobrecarga que aquelas substâncias lhe acarretariam, se fossem consumidas. A moderação [...] dos produtos feculentos (grão, feijão, lentilhas, por exemplo) de amidos e a redução de açucares, também é aconselhada. Tudo isso, é claro, num ambiente de boa disposição emocional e física". 



Sem comentários:

Enviar um comentário