quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Criar laços para a eficácia do suporte social


Os equipamentos de suporte social somente alcançam os seus objectivos quando a mensagem ou a comunicação transmitida atinge o seu o elemento alvo e o agente receptor assimilam o gesto. Desta forma o grande objectivo do agente emissor é quebrar a armadura em que o idoso se esconde.

Boothman (2008) fala dos quatro elementos essenciais para fortalecer a sintonia do suporte social na pessoa idosa: “abrir – olhos – irradiar – aperto de mão ”. Para este autor “a primeira parte do acolhimento deve ser abrir a nossa atitude e o nosso corpo”. Esta abertura está relacionada com a nossa aceitação incondicional do outro, independentemente da sua cultura, estatuto social, crenças, raça, estilo de vida e outros. Implica também a atitude positiva e “uma linguagem corporal” adequada. É necessário evitar cruzar os braços sobre o coração.
O mesmo autor afirma ainda que “a parte do acolhimento envolve os olhos”. Devemos tomar a iniciativa de fazer o contacto visual. O contacto olho no olho mostra que a pessoa com a qual estamos a falar é o elemento mais importante naquele momento.

Se desejarmos que as pessoas sejam felizes, temos que ser os primeiros a “irradiar alegria”. Isto faz-se através do sorriso. Se olhamos nos olhos nos olhos e desenhamos um sorriso no rosto ao cumprimentar alguém, por mais desconfiada que a pessoa possa estar, o sorriso também despontará no outro rosto.
Boothman (2008) também menciona a importância do cumprimento animador através de palavras radiantes como “viva!”. Para o autor é muito importante ser o primeiro a identificar-se numa conversa.
Quando este passos de uma boa comunicação e interacção são observados de uma forma natural e progressiva as barreiras são quebradas e conquista-se a confiança, cooperação e sobretudo o respeito pela dignidade humano. Nestas condições abre-se o caminho para uma intervenção gerontológica eficaz.   

Sem comentários:

Enviar um comentário