terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Genograma - A arte de Perguntar

A Gerontologia Social como uma ciência que visa ajudar o idoso a ultrapassar os seus desafios sociais, desenvolve ferramentas como o genograma com o objectivo de sondagem e elaboração de uma gnose gerontológica.  

Entretanto para que o genograma seja bem aplicado, é indispensável o desenvolvimento da arte de saber perguntar. Como disse Voltaire; " julga-se o homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas". A arte de perguntar, facilitadora das relações sadias e fecundas, supõe perguntas claras, abertas, positivas, sugestivas e discretas.

Especialmente no âmbito da gerontologia, as perguntas devem ser feitas numa linguagem com objectividade. Somente as perguntas precisas podem receber respostas correctas. Essas perguntas devem também ser abertas para possibilitar ao inquirido a possibilidade de expressão tanto no conteúdo como na forma de responder. As perguntas positivas são facilitadoras de um diálogo mais alargado, promovendo dessa forma um fluxo natural do diálogo. É imperativo entender que as perguntas também devem ser discretas, embora possa, ao mesmo tempo, ser frontais e oportunas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário