sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Psicomotricidade - Noção do Corpo

Resultado de imagem para fitness for seniorsA noção do corpo é uma dialéctica entre a motricidade e o meio envolvente. Ela é de vital importância para o bom funcionamento da comunicação, da tonicidade, do equilíbrio, da  lateralização e das praxias. Pierre Vayer define a noção do corpo como uma tomada “da consciência de si próprio, dos elementos corporais, da respiração, da coordenação corporal e do equilíbrio corporal”. 
Vayer (1977 pag. 71) por sua vez reforça que  “como um mapa, a noção do corpo é indispensável «para navegar» no espaço.” Para o bom desempenho de todas as actividades psicomotoras é necessário que o indivíduo tenha plena noção do corpo que está relacionada com a “noção do tamanho e de peso, com a informação do envolvimento, dos outros, com a informação da gravidade, com a lateralização relativa da situação, com os movimentos anteriores (engramas) armazenados, numa palavra, com todas as informações necessárias para produzir acções intencionais” como defende Fonseca (2007 pag. 197). 
Em suma, a noção do corpo é “o resultado de uma integração sensorial cortical, que participa na planificação motora de todas as actividades conscientes, pois por meio dela atingimos a matriz espacial das nossas percepções e das nossas acções.” Fonseca (1985  pag. 285).  
Como teste para verificar a capacitação da noção do corpo é utilizado o sentido cinestético. Para Cadima e altri (1985) A cinestesia é baseada em vários tipos de “estímulos sensoriais (musculares, tendinosos, articulares e cutâneos)”. A cinestesia que avalia a capacidade de detectar o grau de conhecimento integrado que existe seu corpo.” Fonseca (2007 pag. 202). Estes testes são basicamente feitos através de toques no corpo que devem ser identificados, cumprimento de ordens verbais relacionadas com direito-esquerdo, conhecimento do próprio corpo com olhos vendados ou fechados e imitação de gestos. Cabe a nós desenvolver meios para aplicar essas ferramentas  no âmbito da promoção do envelhecimento saudável e bem sucedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário