Vários investigadores
no campo da neurociência têm desenvolvido estudos que indicam a relevância que
a música provoca no desenvolvimento intelectual.
Edelman suporta que “como uma floresta, o cérebro
está activo algumas vezes, quieto outras, mas sempre cheio de vida. Semelhante à
selva o cérebro tem regiões distintas para lidar com várias funções mentais”
Para Ballone,
a música é uma das ferramentas mais completas no que se refere à estimulação
cognitiva e emocional pois “a música,
como atividade neuropsicológica, requerer múltiplas funções cerebrais, tais
como a função auditiva para escutar e apreciar a harmonia, ritmo, timbre, a
função visual, para ler uma partitura, a função motora para execução
instrumental e, mais fascinante, as funções cognitivas e emocionais para a
interpretação e representação musical interior. Assim, no conceito de Ballone a
música pode ser utilizada na namutenção das funcionalidades psicomotoras
durante o período da retrogénesis, ou do inicio das perdas das funcionalidades
psicomotoras.
Para além
disso a música també pode ser vista como uma ferramenta de suporte emocional. A
reportagem do Jornal o Sol de 14 de Janeiro de 2011 relata os estudos de Valorie
Salimpoor da Universidade McGill, no Canadá, “que foram publicados na revista
Nature Neuroscience, a experiência do prazer é mediada através da libertação de
dopamina, um químico existente no cérebro responsável pela sensação de prazer”.
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