segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Factores Sociais e a Resiliência


Garmezy, que observou famílias desfavorecidas, chegou á conclusão que a resiliência pode apresentar três factores de protecção que são enumerados como: Factores Individuais; Factores Familiares e Factores de Suporte.

Os “factores individuais” são tudo aquilo que faz parte da personalidade única e exclusiva da pessoa. Faz parte da sua individualidade, sua forma natural de acção e reacção à determinada circunstância.

Os “factores familiares” representam a forma como o núcleo familiar responde ao indivíduo numa fase de crise. Neste aspecto a unidade da família, o interesse, o calor humano, a cumplicidade, a observação e a proximidade familiar são decisivos na motivação e na acção resiliente.

Os “factores de suporte” dizem respeito ao meio social mais alargado em que a pessoa está inserida. Pode ser representado pelos amigos, grupos de convívio, de actividades religiosas ou lúdicas, entre outros.

Marie Anout apoia enfaticamente Rutter que por sua vez também apoiou as observações de Garmezy ao afirmar que “estes três pólos de protecção favorecem a resiliência porque melhoram a auto-estima e a auto-eficácia, abrindo novas possibilidades para para o indivíduo” tornar-se resiliente.

Sem comentários:

Enviar um comentário