quarta-feira, 29 de agosto de 2018

O Sistema Muscular e o Exercício Físico


Resultado de imagem para muscle and exerciseA estrutura muscular do corpo humano é tão grande que o mundo científico ainda não chegou a um acordo sobre a quantidade exata de músculos que temos. Calcula-se que existam entre 640 a 850 peças desse grande puzzle, dependendo da escola de investigação. Entretanto, são unânimes em classificá-los entre três grandes grupos: os músculos esqueléticos, os músculos lisos e os músculos cardíacos.
Quando chegamos a uma fase mais avançada no processo do envelhecimento a tendência natural é a diminuição acentuada da massa muscular de todo o sistema. Quando essa redução drástica da massa muscular entra num processo irreversível, chama-se síndrome sarcopénica. As investigações lideradas por Aniasson, Grimby, Lexell, Fiatarone e Evens, chegaram à conclusão que 100% dos idosos são afetados por esse mal silencioso. Daí surgem a perda do controlo dos esfíncteres e a dificuldade no movimento, o que gera redução dramática da autonomia e consequentemente maior dependência do idoso.
A boa notícia é que a síndrome sarcopénica pode ser atrasada ou mascarada se mantivermos uma vida em que o exercício físico seja parte da rotina. Isso foi observado no trabalho desenvolvido por Thiebauld e Sprumont. Quanto mais movimentarmos o nosso corpo com exercício físico, maior será a resposta muscular. E quanto mais cedo fizermos disso uma prática, melhores resultados iremos obter e o processo da síndrome sarcopénica será cada vez mais atrasado.
Por outras palavras, está nas nossas mãos a possibilidade de atrasar o nosso relógio interno que determina o nosso envelhecimento. Isso é possível graças a prática constante de exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário