O conceito fundamental do método Paulo Freire passa por três elementos essenciais:
- Investigar;
- Tematizar;
- Problematizar.
A partir da investigação o educador estará apto a utilizar as palavras que fazem parte do dia-a-dia do educando. O processo de tematização consiste em levar o educando a conhecer as palavras que são vivenciadas na sua comunidade local, no seu trabalho e afazeres.
Na problematização, é o momento de crescimento tanto do educando como do educador. Freire (1985) postula que “a tarefa do educador, então, é a de problematizar aos educandos o conteúdo que os mediatiza, e não a de dissertar sobre ele, de dá-lo, de estendê-lo, de entregá-lo, como se tratasse de algo já feito, elaborado, acabado, terminado”. Como o educando não tem as respostas feitas, é levado a questionar sempre.
O modelo de alfabetização desenvolido por Freire está intrincesamente ligado ao empowerment. Por esse motivo pode ser aplicado ao desenvolvimento dos idosos nas mais variadas áreas. Esse método pode ser utilizado e adaptado na instrução dos idosos desde o campo da info-inclusão até às actividades lúdicas, passando pelo campo das emoções, dos conflitos consigo próprio e com outros até às questões ralacionadas com a finitude quando se questiona e nega a doença, onde aprende-se a aceitar a enfermidade e a questinar "porque não eu?" em vez de "por quê eu?". Nesse aspecto o Gerontólogo Social tem ferramentas para abrir novos horizontes que poderão dar ao idoso mecanismos para que ele encontre a sua forma de encontrar-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário