quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Artrite Reumatóide

Resultado de imagem para elderly hand with flowerJá tomou tempo para reparar as suas mãos? Se não comece a fazê-lo agora mesmo. As suas mãos podem ser o retrato do seu ser. As suas digitais ficam registadas em todas as suas obras. Precisamos das nossas mãos para desenvolver todas as atividades minuciosas, ou seja, a praxia fina, bem como as atividades mais alargas, que são as praxias globais.
Através das nossas mãos apalpamos o mundo à nossa volta e temos a possibilidade de crescer espiritualmente sendo uma mão aberta àqueles mais necessitam do nosso apoio humanitário nas suas mais diversas formas.
Por outro lado, numa linguagem muito poética poderíamos dizer que as mãos são formas pelas quais modelamos a nossa vida. Agora que já teve alguns segundos para reflectir sobre as suas mãos, avalie a saúde das mesmas. São mãos fortes e firmes? São mãos reumáticas? São mãos que apresentam sintomas de má circulação do sangue? Ou são mãos bem irrigadas por vasos sanguíneos?
Um dos estereótipos que a sociedade ocidental agrega é que ser velho é sofrer de artrose e ter as mãos e dedos deformados. Se procurarmos, num motor de busca da internet por “mãos de idosos” encontraremos uma infinidade de mãos com vários sintomas de artrose e outras convalescenças relacionadas com deformações das articulações e da circulação sanguínea. 
Entretanto, ser velho, não significa estar deformado. No processo de envelhecimento temos duas opções: transformar ou deformar. É uma opção que tomamos consciente ou inconscientemente. E aqui o leitor pergunta, o que tem isso a ver com envelhecimento, longevidade e exercício físico? Qual é o elo de ligação?
A todos aqueles que sofrem de artrite reumatóide para além dos medicamentos e aplicações de calores pode ser recomendado o exercício físico suave que auxilia a evitar a inflamação. Da mesma forma os exercícios ativos e regulares podem ser úteis para aliviar as dores provocadas pelos variados tipos de inflamações das artrites, bem como evitar o surgimento das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário